Estoma é uma abertura na barriga feita pelo cirurgião para comunicar o intestino à região externa do seu corpo para a saída dos resíduos intestinais em uma bolsa coletora que esta presa à sua pele. O estoma pode ser de intestino delgado (ileostomia) ou de intestino grosso (colostomia).
Os resíduos dos intestinos que passam na bolsa são mais frequentes e mais leves do que os movimentos intestinais normais. Se você possui uma ileostomia seus resíduos serão mais liquefeitos e pastosas, pois não irá re-absorver muita água durante a digestão, já que o conteúdo não irá passar pelo intestino grosso o qual é responsável pela maior parte da absorção da água.
Uma enfermeira especial (chamada enfermeira de estoma) irá ensinar-lhe como gerenciar sua ileostomia como:
Existem diferentes tipos de bolsas coletoras que as pessoas podem usar. Alguns tipos você pode esvaziar, limpar e reutilizar. Com outros, você os joga fora após cada uso. Você pode se preocupar que sua bolsa vazará, ou que outras pessoas possam cheirar seus movimentos intestinais. Mas essas coisas raramente acontecem. As bolsas são feitas para que eles não vazem nem cheiram.
Diferentes problemas podem ocorrer com uma ileostomia, imediatamente ou anos mais tarde. Deixe seu médico ou enfermeiro saber se você possui algum dos seguintes sintomas ou problemas:
Quando as pessoas têm uma ileostomia, seu corpo nem sempre absorve medicamentos normalmente. Por isso, tente usar medicamentos líquidos em vez de comprimidos. Não tome comprimidos rotulados como "revestimentos entéricos", "liberação de tempo" ou "liberação prolongada". Seu corpo pode não absorver esses tipos de pílulas bem.
Quando as pessoas têm uma ileostomia, sim, seu corpo nem sempre absorve água, vitaminas e sais normalmente. Por isso, você deve beber bastante líquido para evitar a desidratação.
Quando se usa uma colostomia provavelmente não, mas você deve evitar ficar constipado. Para evitar a constipação, você pode: A) Comer alimentos com muita fibra (tabela de alimentos no final da página). B) Beber muita água e outros fluidos. Os alimentos que você come também podem afetar o cheiro de seus movimentos intestinais e quão sólidos ou soltos são. Certos alimentos também podem fazer com que você tenha mais gás. Estes estão listados na tabela de alimentos no final da página.
Você deve ser capaz de viver uma vida ativa e normal com sua ileostomia. Mas muitas pessoas se preocupam com as seguintes coisas:
OBSERVAÇÃO: É normal se sentir triste, chateado ou preocupado quando você tem uma ileostomia. Se você tem esses sentimentos, tente obter ajuda. Você pode conversar com um membro da família, amigo ou conselheiro. Você também pode achar útil ir a um grupo de suporte para pessoas com ileostomia.
Tabela de Alimentos